segunda-feira, 15 de junho de 2015

Manual de sobrevivência na selva-IBGE

Este é o manual de sobrevivência na selva-IBGE. São 106 páginas de ótimo conteúdo.
A obra em suas considerações gerais nos diz:
A selva Amazônica é paraíso e inferno, por ser bela e terrível, fascinante, poderosa e dominadora, e esconde sob seu manto verde, mistérios e perigos.
Horizontes infinitos de beleza natural, clima quente, úmido e chuvoso, maior região florestal de toda superfície da terra, com variedade enorme de espécies vegetais e animais, matas virgens com árvores gigantescas, cujo solo nunca viu sol.
A sobrevivência em plena selva estará em íntima ligação com o tempo em que o homem nela permanecer. Para tanto, o homem deverá estar altamente capacitado para dosar suas energias e lançar mão de todos os meios ao seu alcance, a fim de não por em risco sua vida. Esta capacidade envolve conhecimentos especializados, invulgares ao homem comum, onde o uso da imaginação, o empenho, o bom senso e o moral elevado, além do instinto de conservação, são fatores preponderantes:
QUEM PENSA QUE É FÁCIL SOBREVIVER EM PLENA SELVA, À CUSTA EXCLUSIVA DOS RECURSOS NATURAIS, ENGANA-SE.
Porém, quando devidamente preparado, poderá fazê-lo. Boa comida e água serão encontradas, desde que o homem esteja apto a saber onde e quando procurá-las.
Assim, em qualquer situação, deverá considerar como condições primordiais para uma sobrevivência, as necessidades de:
ÁGUA - FOGO - ALIMENTOS.
A capacidade de sobrevivência residirá, amplamente, numa atitude mental adequada para enfrentar situações de emergência e na posse de estabilidade emocional, a despeito de sofrimentos físicos decorrentes da fadiga, da fome, da sede e de ferimentos, por vezes graves.
Deve-se procurar ter em mente, nos piores momentos: O RIO ATINGE SEU OBJETIVO PORQUE APRENDEU A CONTORNAR OS OBSTÁCULOS.

DOWNLOAD